segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Folclore - 2014

 
 
Folclore: o que é isso mesmo?
  
Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.
Pela amplitude territorial e pela mistura de povos durante a fase de colonização (principalmente índios, africanos e portugueses, mas também outros europeus, como italianos, holandeses e alemães), o Brasil tem um folclore rico e diversificado, que pode se manifestar em música, dança, festas e de diversas outras formas.   Pertencem ao folclore, por exemplo, a religiosidade popular, a linguagem e a culinária típicas de uma região, a medicina popular e o artesanato.  
 
Músicas folclóricas: cantigas de roda, acalentos, modinhas, cantigas de trabalho, serenatas, cantos de velório, cantos de cemitério.  
 
Danças folclóricas: samba, baião, frevo, xaxado, maracatu, tirana, catira, quadrilha.  
 
Festas folclóricas: Carnaval, Festas Juninas, Festa do Rosário, Festa do Divino, Congado e as Cavalhadas.  
 
Brincadeiras, jogos e brinquedos: soltar pipa (também conhecida como papagaio), pega-pega, esconde-esconde, bola de gude, boneca de pano, pião de madeira.  
 
 
 
Atividades:
 
Colorir 3